terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CARTA AO AMIGO MÚSICO, EDUARDO HENRIQUES [A bronca de Hermeto Pascoal]



Edu,

Estou com um trabalho baseado em Voz, Violão e Playback [feito no meu teclado e tirado da internet], mas Juiz de Fora é um problema, as pessoas querem que a gente toque de graça, será que elas não sabem que o músico tem gastos enormes com o seu equipamento, por que elas não conseguem entender isso, eu penso que na cabecinha delas, o músico não trabalha, ele se diverte, só pode ser isso. Temos que mudar esta mentalidade tacanha, o Brasil se mostra um país super atrasado, e ainda por cima, a gente, como eu, por exemplo, tem tocado de graça, não colaborando com os colegas que tocam profissionalmente, às vezes penso em montar uma associação de músicos para combater esta situação sofrível, o músico tem o seu valor e a sociedade brasileira, em pleno século XXI, continua achando que ele é um subalterno insignificante, obrigado a tocar sem parar sob o alarido das vozes dos que estão se divertindo, ou seja, comendo e bebendo, indiferentes ao que está sendo apresentado no palco. Um dia desses, eu vi um vídeo em que o grande Hermeto Pascoal parou sua maravilhosa flauta várias vezes, pedindo a uma senhora que parasse de falar na plateia tal como uma maritaca, o próprio vídeo que você me enviou mostra esta triste situação na hora em que aquele violonista fantástico tocava no violão músicas de vários países, o pessoal falou o tempo todo, infelizmente, nosso povo está muito aquém do primeiro mundo, onde as pessoas ficam em silêncio, curtindo a melodia, porque o nosso povo não sabe o que é curtir uma canção, eu acho que ele não tem sensibilidade, falo isso da maioria esmagadora, são tão ignorantes porque perdem a parte melhor, que é ouvir uma música, conversar é bom, não sou contra, existe o intervalo em que as pessoas podem se comunicar
Edu, tem hora que dá vontade de parar, mas não tem jeito, quando você gosta de uma coisa, se parar de fazê-la, é pior.
Na biografia da famosa cantora Maysa, tem um lance numa boate em que ela para de cantar e dá a maior bronca na plateia que tagarelou o tempo todo em que ela estava se apresentando. Portanto, eu acho que nossas escolas têm muita culpa nisso, elas têm a obrigação de ensinar os seus alunos a terem sensibilidade para com as apresentações artísticas, eu, como professor, acredito que a situação melhoraria bastante, mas, por enquanto,  o que fazer, parar de tocar não vamos parar e, os insensíveis, infelizmente,  vão continuar falando, falando, falando...
Somos na verdade uma geração musical totalmente perdida.  É isso aí, companheiro, corrige-me, se eu estiver errado. Em tempo, veja a bornca do Hermeto Pascoal no vídeo.
Um abraço,
Anibal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário