domingo, 9 de janeiro de 2011

CRUZ DE FERRO



CRUZ DE FERRO (Anibal Werneck & Armindo Torres) Trilhos trançados, / Pessoas cruzadas / Em torno do rei / Chamado Juarez. / E na aura, / Cumprindo o esquema / O fiel escudeiro / Nominado Mauro. / Na lida trilhada / Homens de ferro, / Vida de máquina, / Gente talhada. / As mentes na solda / Juntando as partes, / Vontade unida / Em torno dos padres. / Sinal combinado / E os homens da linha / Erguem no alto / O ideal que se tinha. / Formigas humanas / Conduzem a cruz / Pra desassossego / Dos que temem a luz. /

O Brasil passava por momentos difíceis, uma Ditadura Militar estava sendo instalada, o povo estava se conscientizando da situação, o clamor por uma divisão de renda melhor assustava os poderosos, lá fora, o comunismo avançava a passos largos, enfim, quem tinha, não queria dividir com ninguém, e, infelizmente, graças aos anos de chumbo, esta história continua a mesma.
Assim no Brasil, em Recreio(MG) não poderia ser diferente, lá, na ocasião, meado dos anos 60, o trabalhador, ou melhor, o ferroviário, seguro do seu valor, resolveu colocar no prédio da igreja católica, o símbolo maior da sua lida, ou seja, a cruz, foi, realmente, um fato inusitado.
A cruz foi feita com os trilhos da ferrovia no barracão que fica na parte baixa da cidade, depois de pronta, dezenas de homens, sob a batuta do maestro a levantaram e, em seguida, levaram-na até à igreja que se encontra na parte alta. Depois de encaixada na parede da frente, o Hino Nacional foi cantado, mostrando o lado civil do evento.
Mediante a este grande acontecimento, eu e o Antonio Armindo resolvemos homenagear aqueles homens e também os párocos que permitiram tal proeza, deste modo, fizemos, CRUZ DE FERRO.

GRAVAÇÃO DE 1999
VOZ E TECLADO, ANIBAL WERNECK DE FREITAS
anibalwerneck@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ME DEIXE MUDO (Walter Franco)